terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Frivolité com navete_PAP_Introdução_Fios


Oi, voltei.

Agora vamos conversar um pouco sobre os fios. Estou bem atarefada, por isso, a continuação deste pap vai levar um tempinho... Desculpem...

Esses são os fios que utilizo para confeccionar as rendas. É, Frivolité é uma renda... É possível notar bem a diferença no tamanho das amostras, segundo a espessura do fio.

Aqui vamos dar nomes aos bois... kkk... Esse selinho com a marca do fio é pouco maior que uma moeda de R$1,00. Eu não tinha um selinho da Mercer 20, a mais espessa... Desculpem... É a linha correta, porém, o selinho se perdeu a muito tempo.
 gosto muito da Mercer quando quero que o trabalho fique bem "firme". Dependendo da peça, quando acabada e passada, parece até que você engomou...

Essas são outras marcas que utilizo. Cada uma tem suas indicações segundo o tipo de trabalho que vamos confeccionar ou, para que tipo de utilização a peça pronta se prestará.

Todos esses marcadores foram confeccionados com o mesmo gráfico e a mesma marca de fio. Adoro!! São corres bem firmes e brilhantes, e o fio se presta muito bem para a confecção do Frivolité pois é bem escorregadio...


Surpresa!!
A diferença na espessura do fio influencia diretamente no tamanho da peça acabada. Quanto mais delicado o fio, mais delicada a peça.
Mesmo na mesma marca, no caso o fio Perlé - Anchor, que não tem graduação de espessura, encontramos fios mais ou menos espessos. Claro que não sei porque isso ocorre, e isso nem é um problema de qualidade, pois o fio é maravilhoso. Só temos que levar isso em consideração no caso de utilizar dois fios diferentes na mesma peça.


Essa foi a maior discrepância que encontrei.

Aqui uma outra vista...


Espero que tenham gostado.

Assim que possível eu volto com a continuação do pap.

Beijo

"Meu Deus, como o tempo passa...
Dizemos de quando em quando...
Ao final, o tempo fica...
E a gente é que vai passando..."
Fado

7 comentários:

  1. Boa tarde!! fiquei apaixonada pela sua arte!! comprei minha navete e tenho muita vontade de aprender mas em minha cidade não encontrei ninguém que ensine. Vou tentar aprender sozinha. Para uma iniciante qual é o tamanho de linha ideal para começar? E tb gostaria de saber onde posso encontrar algumas " receitinhas" de frivolitê para eu começar a fazer e não desistir!? Seu trabalho é lindo! Mãos de fada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila,

      Obrigada querida! Adorei...
      Veja bem, vou continuar as aulinhas e acredito que até posto um vídeo. Não desista não...
      Se procurar no Google você encontra bastante material. Aqui no Brasil encontrei, a muito tempo, duas publicações bem acanhadas...
      Vou voltar a postar e deixarei esquemas de rendas para iniciantes.

      Volte sempre querida...
      Beijo

      Excluir
    2. Oi Camila,

      Notei agora que te dei uma resposta incompleta... Desculpe...
      Para iniciar é melhor você utilizar um fio mais espesso, como Rubi ou Clara. Assim você visualiza melhor seus pontos e consegue identificar possíveis erros. Depois que estiver fazendo os nós direitinho você passa para um fio mais delicado. Como no início você pode perder muito fio, é viável também fazer com fios mais baratos.
      Beijo menina...

      Excluir
  2. Ola boa tarde,gostaria de saber se vc faz pra vender,e se faz quanto ficaria uma golinha redonda,para adulto.
    meu e-mail é: indiaportuga@hotmail.com
    desde ja ficarei muito grata a espera de sua resposta.
    Maria Rodrigues.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria,

      Muito obrigada por seu interesse em meu trabalho.
      Já te respondi por e-mail.

      Volte sempre menina...
      Beijo

      Excluir
  3. Vim retribuir a visita e te dizer que a reciproca é verdadeira... Eu também estou encantada com o seu blog e a qualidade do seu trabalho. Quando tecer e postar algum trabalho inspirada em algum meu, me avise, se puder... Será um prazer vê-lo, anotar lá no blgo que você o teceu e fazer um link para o seu blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi menina,
      Muito obrigada querida. Te deixei um recadinho com um link do Face para que você veja as primeiras fotos da manta que aprendi a fazer com você. Vou fazer um post aqui ainda hoje e te aviso também.
      Cuide-se.
      Beijo

      Excluir

Muito obrigada por deixar aqui seus Nós...