segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Frivolité com navete_PAP_Introdução


Oi,

Queridas, vou começar do começo... Com as ferramentas utilizadas para a confecção do Frivolité. Mais tarde volto com a continuação.

Vamos lá:

O Frivolité pode ser confeccionado com dois tipos de ferramentas muito diferentes. A agulha e a navete. Aqui temos três das minhas agulhas... Velhinhas, tortinhas... Me desfiz de outras duas que eram mais robustas, para fios menos delicados.

Coloquei a canete para que tenham ideia do tamanho das agulhas. Eu comecei a me aventurar no Frivolité com agulhas. Em pouquíssimo tempo migrei para as navetes.

Esse é o tipo de navete que sempre encontrei em minhas buscas... Por onde andei nunca encontrei, no Brasil, outra. Com essa navete o trabalho é mais lento porque temos que utilizar, como ferramenta auxiliar, uma agulha de crochê.


Essa outra navete encontrei no Peru, em Arequipa. Ela é de uma liga de metal maleável. Como ela tem uma pontinha, a que aparece contrastando com o fio, posso prescindir do uso da agulha de crochê.

O problema dessa navete é que de tanto abrir e fechar, para enrolar o fio, ela acaba quebrando no ponto de maior stress...

Essa é minha mais nova companheira. Também é arequipenha... Graças a Deus! Finalmente tenho uma ferramenta mais interessante e com ela posso maximizar meu trabalho. Ela é de plástico maleável, tem uma ponta de agulha de crochê e a linha é armazenada em uma bobina que vem com ela ou, como na foto, uma bobina comum de máquina...



Então, com apena uma navete, posso trabalhar com quantos fios eu queira. Ela já vem com duas bobinas, as pretas. As outras bobinas são da minha máquina. Êba....


Com a facilidade dessa nova navete, posso guardar meus fios assim... Já com a bobininha com o fio.


Utilizo uma ainda tesourinha. Uso também um fio auxiliar, alfinetes, agulha e, ocasionalmente, esses dois pedacinhos de cartolina com tamanhos específicos de picot.


Depois volto com outra parte desse pap.

Espero que tenham gostado.

Beijo

"Meu Deus, como o tempo passa...
Dizemos de quando em quando...
Ao final, o tempo fica...
E a gente é que vai passando..."
Fado

7 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar! Adorei saber que as bobinas de máquina servem nesta navete. Onde posso encontrar este modelo? Pode me ajudar? Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Fernanda,
      Obrigada querida..., essa navete não tem aqui no Brasil não... Ao menos até onde sei, e olha que cansei de procurar. Não encontrei nem em sites nacionais, só nos internacionais... A minha veio do Perú...
      Você consegue esse tipo de navete em sites internacionais.
      Boa sorte querida...
      Beijo

      Excluir
  2. quero começar mais não sei como,não sei onde comprar e o que devo comprar será que vc pode me ajudar,com uma lista para iniciantes.
    o que devo comprar.
    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Akila Anne,
      Querida, você deve comprar um fio mais espesso, pode ser até Cléa. Assim visualizará melhor os pontinhos. Deve comprar navetes, claro, se não encontrar uma com ponta de agulha de crochet, deve ter também uma agulha.
      É somente disso que precisa querida...
      Beijo

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Por favor, gostaria de saber onde encontrar a navete com agulha na ponta pois todos os lugares que encontrei estão esgotadas.
    Muito obrigada
    Ilka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrei pra comprar no Elo 7. É um pouco cara, mas só tem lá. Aqui está o link! http://www.elo7.com.br/navete-para-frivolite/dp/5981EC

      Excluir

Muito obrigada por deixar aqui seus Nós...