segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Tatting Book 229_9083 - Doily - Observações

Sobre imprimir o nosso olhar naquilo que vemos e gostamos.


Amo as publicações antigas, há mais de uma década me dedico a estudar e tecer rendas antigas que me parecem lindas. 
Meu inglês não é grande coisa e não falo francês, italiano ou alemão, mas teço o frivolité há tempo suficiente para conhecer alguns de seus caminhos e truques. Tenho sido muito feliz quebrando minha cabeça por horas a fio, literalmente, as vezes por dias, até meses, decifrando rendas antigas.
Por vezes me sinto em outro tempo, tenho nostalgia do que não vivi nem conheci... 
Como já comentei, rendar em silêncio é, para mim, algum tipo de oração, rendar me traz felicidade.

Essa foi a preparação para a segunda carreira - Terceiro post.

Este é o fio da conversa de uma publicação que fiz no Instagram e no Facebook no dia 18/01/2022.

----------

Um olhar rápido, ou menos atento, pode nos levar a imaginar que está tudo igual, mas não, não está.
Olhando mais de perto vemos as grandes diferenças que, à distância, são mais sutis.


Vamos lá...

Essa carreira é bem simples e na foto estão a forma como o livro indica, à esquerda, e outras duas formas que escolhi tentar.
Iniciei a carreira e teci o primeiro elemento exatamente como manda a receita. Não gostei do resultado, que, evidentemente, poderia ter sido melhor se eu fosse uma rendeira mais experiente. Então resolvi testar outras formas de tecer essa carreira da toalhinha.

Separei imagens mais aproximadas de cada tentativa.

1°:
Aqui teci como indica a receita.
A receita nos diz que devemos tecer com navete + novelo e o primeiro anel superior deve ser conectado à corrente que o precedeu. Como os picots estão em direção oposta, fazemos essa conexão "abraçando" a corrente no espaço entre o último picot e a base do anel. Depois tecemos o anel inferior, também conectado à corrente, no picot e conectado à roseta e, por último, o segundo anel superior que se conecta tanto no 1°anel quanto à corrente que se seguirá à ele.
Como se vê na imagem, a estética fica um pouco confusa... Mas gostei de não haver uma abertura entre os anéis, como ocorre normalmente.

2°:
Este é o avesso conforme eu estava tecendo nessa primeira vez. Se eu fosse tecer exatamente como a receita eu consideraria este lado como o direito pois gostei mais dessa estética.

É, kkkkkk, frivolité tem direito e avesso, mais essa é uma outra conversa. Poderemos conversar sobre isso outro dia.
Estou tecendo essa toalhinha de forma comum, então considero como direito a face direita dos anéis.
Aqui ainda está confuso, mas acho que está mais estético.

3°:
Para esse tipo de elemento, um trevo, eu nunca pensei em tecer como descrito na revista. Então foi muito interessante observar o resultado.  

Utilizei navete + novelo, teci e sequência de passos como indica a receita, mas não conectei os anéis superiores às correntes, apenas o inferior. Isso não será um problema porque a terceira carreira os manterá no lugar.
Surgiu o espaço que sempre surge e se vê nitidamente a sequência do trabalho pelo "caminho" que a linha faz.

4°:
Teci utilizando duas navetes. Teci como eu teceria intuitivamente se se tivesse apenas a imagem e nenhuma indicação.
Teci os anéis superiores com a navete principal e não os conectei as correntes. O anel inferior teci com a navete auxiliar e o conectei às correntes.


Dá muita pena cortar o experimento, mas eu não teria como guardar tudo o que teço como teste... Melhor que temos as imagens e os posts para nos recordarmos do passado.


Separei meu experimento do elemento central. 
Escolhi tecer com 2 navetes.
Minha proposta não é a de reproduzir "exatamente" a forma indicada de tecer essa toalhinha, farei isso depois... Agora desejo apenas tecer e desfrutar desse design que me atrai já há bastante tempo...

Abençoado dia para todos nós.

Beijo,
Maria

2 comentários:

  1. It is always fun to experiment and test options. In creative work, there is only a preference, no 'right' or 'wrong' 👍🌺 I prefer 2 shuttles - gives me more flexibility.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por deixar aqui seus Nós...