sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Sobre planos e mudanças

Estes primeiros posts que marcam meu retorno ao Blog serão meio frenéticos e algo confusos em sua cronologia. É que tanto no Facebook quanto no Instagram as conversas não fluíram como eu desejava, então farei pequenas e pontuais modificações em algumas e mudanças maiores em outras.

----------

Esta é uma publicação do dia 10/01/2022.

Mudar de planos, acontece com todos nós e muito, comigo acontece o tempo todo... kkkkkkk

Quando enchi algumas bobinas com essa linha linda eu tinha planos em mente, sabia exatamente o que iria tecer. Fui pegar o gráfico e zás... Me apaixoneir por outro... Kkkkkkk

Sabe quando uma coisa é irresistível?!
Ainda vou tecer o que planejei, só dei uma mudadinha nos planos... Kkkkkkk 

Square Medallion

Esse é um gráfico gratuito da Jennifer Williams.
Seu lindo site está aqui:

Ela tem muito gráficos lá, muitos... 
Passeie por lá e encontrará lindas rendas para tecer com prazer e também para aprender novas técnicas e usos.
Este que teci é o Square Medallion, ele está entre outros que tecerei com certeza.

Agora a linha que estou usando... Linda, maravilhosa, quase mágica. Amei.
Claro que linhas e fios são um assunto muito pessoal, o que é um tesouro para mim, para você pode ser latão. A chave aqui é experimentar tudo o que você possa, tudo!




Como você pôde ver nas imagens, é a Anchor - Freccia 20 - cor 286

Essa é uma cor muito clássica, adorooo!

É uma linha muito delicada, três cabos muito macios com uma torção leve.
Quem me acompanha sabe que tenho paixão pelos Mercer Crochet, mas eles são muito secos, essa Freccia não... Ela é sedosa... Tecerei muito, muito mesmo com ela.

Beijo,
Maria

5 comentários:

  1. Oieeee!! olha eu aqui rsrsrsrs
    Como não tenho experiência, estou ainda testando os fios... comentei uma vez, minha preferência ficou com os fios de pesponto, mas são muito fininhos para toalhinhas... tentei usar o esterlina branco (você já usou ele?) mas não achei legal pro frivolité. O fio mais grossinho que consegui usar foi o Anchor perlé. Os importados (que não são vendidos por aqui) não são acessíveis pra mim... alguma dica de como usar os fios nacionais, por favor? Esse fio Anchor Freccia infelizmente não encontrei por aqui...

    Sinto que alguns fios brancos são mais secos, será que pelos produtos químicos pra serem brancos? Pelos posts que eu vejo aí na Europa e nos EUA existem mais opções de fios próprios para frivolité.
    A hora que quiser comentar sobre sua experiência sobre isso, eu adoraria ouvir. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiii, que gostoso você aqui, obrigada!
      Já usei Esterlina sim, e muito, adoro. No Brasil as linhas de algodão que eu mais usava são Coats/Anchor, sendo elas Mercer Crochê, muito seca, torção mais apertada, ótima para os paninhos que gosto de tecer pois, por ser muito seca dava uma impressão de uma leve engomada no trabalho depois de pronto. Atualmente temos três espessuras sendo 20, 40 e 60. Quanto maior o número, mais fina. Antigamente Tínhamos 10 espessuras indo da Mercer Crochet 10, a mais grossa, até a 100, mais fina de todas, agora temos somente as que te comentei.
      Usei demais a Esterlina também. No brasil temos 3 espessuras e também quanto maior o número, mais fina. A 5 usava para o crochê, é muito grossa para frivolité, a 8 e a 10 eu usava muito mesmo para o frivolité porque tem bom caimento. Em biquinhos muito estreitos a Mercer Crochê ficava "armada", já a Esterlina não.
      A Perlé 8 eu amoooooooooo, como é uma linha Perlé tem esse brilho perolado tímido, adoro seu caimento e maciez...
      Me pareceu muito diferente que você diga que os Anchor Perlé não sejam vendidos no Brasil... Desde o início da minha caminhada eu os utilizei...
      Não sei, pode ser que você tenha utilizado algum Perlé da Anchor que eu nunca utilizei... Tem tanta linha no mundo...
      Um Perlé maravilhoso é o Perlé 8 da DMC, o de rolinho... Maravilhoso, esse sim eu custava a encontrar, por um tempo só a Muriel da Le Petit Atelier tinha.
      Até o ano passado eu comprava meus Anchor Perlé 8 na Casa Hermosa Novelaria, de Porto Alegre... Um sonho de lugar... Lá eles tinham uma boa gama de cores dele e do DMC 8 eles tinham preto e Branco.
      Quando eu ministrava aulas na minha Paróquia em Porto Alegre eu utilizei também as linhas Clara e Rubi, mas somente para as aulas pois são linhas de valores muito acessíveis. Para rendar mesmo eu prefiro as outras que comentei.
      Vou te deixar um link com uma conversa sobre linhas.
      http://carinhoemnos.blogspot.com/2013/02/

      Agora, as linhas brancas acredito que devam passar por mais processos de branqueamento e, certamente, a fibra deve ficar mais sofrida, mas o que observei das linhas que utilizei é que cada tipo de linha manterá o mesmo tipo de produto todas as cores, o Mercer crochet branco não é mais seco que o colorido e o Perlé 8 branco, idem.
      Minha experiência com linhas de pesponto foi curta, então não sei te dizer se a linha branca tem uma textura diferente das coloridas.

      Eu estou na Áustria há pouco tempo, cheguei em 08/11/2021 e sei que existe uma boa gama de linhas na Europa, mas aqui na cidade não tenho encontrado nada... Esse Ancho Freccia e um Mercer Crochet 20 azul, lindo, foram presente do meu marido, ele comprou na Amazom. Ontem durante a tarde passeei pelo centro e visitei algumas lojas, não encontrei linhas que eu conhecesse, nem de ouvir falar... Comprei uma linha desconhecida, Elisa 20... A textura caminha em direção ao Mercer Crochet, ela é seca... Acredito que conseguirei rendar umas toalhinhas...
      Mas a Amazom certamente receberá minha visita, desejo comprar o Lizbeth e mais alguns Freccia, já vi que tem outras espessuras... kkkkkkkk
      Adorooooo!
      Muito grata querida por me permitir saber que consigo ajudar em algo e por estar presente na caminhada... É sempre melhor quando temos boa companhia.
      Se cuide...
      Beijo

      Excluir
    2. Oieeeee!!! acho que não fiz me entender muito bem. Aqui eu tenho sim acesso aos fios anchor e DMC, só não achei o Freccia pra experimentar eheheh (você atiçou as vontades rsrsrs). O esterlina que estou tentando usar é o branco nº8. Não sei por que essa dificuldade com esse fio, com os fios Anchor (perle 8) eu consigo trabalhar bem. Encontrei o mercer 40 da coats- é bem fácil de trabalhar também. Só não achei muitas cores por aqui (em lojas de bairro). Talvez por causa da pandemia os estoques não estejam sendo renovados normalmente, e eu ainda não fui pro centro da cidade para procurar mais opções. Como tenho um novelo inteiro da esterlina vou treinar mais, pra ver se consigo me ajeitar com ela. Obrigada por compartilhar sua experiência. Isso ajuda muuuitooo nessa caminhada para aprender sobre uma arte tão pouco conhecida por aqui.
      Obrigada.
      Se cuide. Fica com Deus.
      Beijo.

      Excluir
    3. Querida, entendi tudo errado.... Certeza de que é a idade... kkkkkk
      Então, eu me acertei bem com o Esterlina mas é uma coisa muito pessoal. E esse Freccia eu nunca havia encontrado no Brasil.
      Acho que, como você já tem o Esterlina, vale tentar mais um pouco, mas o tecer não deve ser pesado...
      Fique com Deus e se cuide...
      Beijo querida.

      Excluir
  2. Não é a idade, é a correria do dia-a-dia... rsrsrs.
    Com certeza vou tentar outros padrões, pode ser que isso também ajude (e um pouco mais de treino ehehehe).
    Obrigadaaaaa, e um lindo domingo!! Fica com Deus! 🥰🌼🌺

    ResponderExcluir

Muito obrigada por deixar aqui seus Nós...