domingo, 30 de janeiro de 2022

Cada um é um e cada um sabe de si...

Agulha de costura X agulha de crochê na finalização da renda.

Outro dia estávamos conversando sobre a finalização, conclusão da renda.

O padrão que eu tecia naquele momento, como milhares de outros, finalizava com a conexão da última corrente na base da primeira, que é um minúsculo espaço entre a base do primeiro anel e o início da primeira corrente.

Para comentar sobre esse meu ponto de vista eu postei uma foto que já está publicada aqui no Blog.

Eis a foto:


Você observa nessa imagem os elementos tecidos e dois deles finalizados, ou seja, com a conexão da última corrente fechando o elemento. Falta apenas esconder as linhas, dando acabamento. 
Muitoas pessoas não entenderam o porquê disso, já que durante o trabalho fazemos todas as conexões com a agulha de crochê que, no meu caso, está conectada à navete... Sendo assim, porquê não finalizar de uma vez utilizando o mesmo expediente.

Então...

Cada um sabe de si... Eu sei de mim... 

A ponta da agulha de crochê é um gancho. Esse gancho é maior que a espessura da linha e também maior que o início do corpo da agulha, o movimento que precisamos fazer para trazer a linha para a conexão esgarça irremediavelmente o nó mais próximo e a linha vem dupla, formando uma laçada pela qual a navete deve passar. Se deixarmos essa laçada muito tensa no movimento de passagem da navete essa laçada abrirá para lados opostos, ajudando a aumentar ainda mais esse espaço criado pela agulha de crochê. Tudo isso junto faz com que a abertura feita no corpo da renda seja bem maior do que a necessária para a passagem da linha... O que não ocorre com a agulha de costura. 

A agulha de costura é pontiaguda e o corpo da agulha é o mais fino possível, o movimento não é brusco, portanto tenciona, porém, não esgarça o nó mais próximo. A linha vem dupla, claro, mas não existe nenhum movimento que force essa linha. Quando a agulha é fininha, como as que eu uso, olho da agulha, onde passamos a linha, é maior que o corpo dela, mas nunca será tão grande quanto o gancho da agulha de crochê. Resultado... Como você pode observar na primeira imagem, não existe uma abertura grande na conexão da última corrente desse elemento.

Agora observe:
Aqui o mesmo elemento tecido com uma Mercer Crochet 20. 
Viu a abertura? Não? Amplie a imagem...
Eu sei, é pequena, mas ela me incomoda. 

Como digo e repito, cada um é um e cada um sabe de si...

Observando todo o elemento acima podemos observar que o único local que tem essa abertura é justamente o ponto de finalização do elemento... Essa abertura "separa" a base do anel da corrente. 
É pequeno? É. 
É totalmente perceptível à todas as pessoas? Não. 
Influencia tanto na estética da renda ao ponto de desqualifica-la? Nunca!! 
Me incomoda? Muito...
kkkkkkk
É isso... Faço como faço porque quero e gosto, e acredito que você deva fazer também o que você quer e gosta... Novamente... Cada um é um e cada um sabe de si.

Novamente, observe a próxima imagem. Também é uma foto já publicada aqui no Blog.

Viu a abertura aqui? Não? 
Amplie a imagem... 
Viu agora? Não?

Sabe porque você não viu?
Para fazer essa foto eu cortei a linha, fiz a conexão com a agulha, atei a linha novamente e fiz a foto.
Eu queria essa foto, mas não queria a abertura... 

Mas o resumo da ópera é:
Cada louco tem suas manias... kkkkk E essa é uma de minhas manias.

Da mesma forma que eu sou um ser único, você também é e você deve fazer as coisas como te pareçam bem, e não precisa ser como eu faço.

Encontre seu ponto de equilíbrio e seja feliz!

Ah, mas observe que todo o cuidado cai por terra se utilizarmos uma agulha muito grossa, que seja incompatível com a linha.

Ufa! É isso.

Tenha um lindo e abençoado dia.

Até logo.

Beijo,
Maria


6 comentários:

  1. If you use a 0.4mm hook it’s about the same as the thread size. If you want to only have one end to sew in try this method of working the last element http://janeeborall.freeservers.com/HidingEndsNoKnot.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you dear. I will try the two ways you suggested. Your pdf showed me a technique I had never seen before! It's fantastic! Thank you honey. I only knew the magic thread.

      Excluir
  2. Well it’s a bit like the magic thread trick the way I do it but it works better for me. I never use the magic thread as too many times the ends have come out again spoiling my work. Good luck with this method.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por deixar aqui seus Nós...